Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica
A obesidade deve ser compreendida como uma patologia epidêmica e crônica e que alguns critérios devem ser levados em conta para sua realização.
A Avaliação Psicológica faz parte dos procedimentos pré-operatórios obrigatórios para garantir que a cirurgia aconteça de modo seguro e eficaz, evitando a ocorrência de transtornos psicológicos que possam advir deste processo, tendo também participação ativa no processo pós-operatório.
Tanto o paciente como a família são beneficiadas quando esclarecem suas dúvidas sobre as expectativas. Ao poder compartilhar seus medos, angústias e fantasias acerca dos procedimentos, sentem-se mais amparados para lidar com as fases posteriores à cirurgia.
A presença de fatores emocionais ligados à causa ou às consequências da obesidade, como compulsão, ansiedade, baixa autoestima são frequentemente observados e merecem cuidados especiais que poderão minimizar as tensões acerca do procedimento, favorecendo o engajamento do paciente em todo o processo. Considerando que o sucesso da operação depende da mudança de comportamento, uma das metas da Avaliação Psicológica é psicoeducar o paciente sobre as mudanças implicadas à cirurgia. Através do acompanhamento psicológico, orientá-lo para a fase pós-operatória e capacitá-lo a lidar com a mudança de hábitos, como evitar a recuperação do peso, substituição por outra compulsão, depressão, isolamento social, dentre outros.