Avaliação Neuropsicológica

areas-de-atuacao-psicologia-8

Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica tem como objetivo investigar a natureza e a gravidade dos sintomas cognitivos e acompanhar os efeitos do curso das disfunções. A existência de diferentes lesões ou comprometimentos orgânicos podem causar danos em diversas áreas cerebrais, comprometendo o comportamento. Através da observação clínica, dos testes neuropsicológicos, questionários, escalas, é possível identificar áreas cerebrais comprometidas e preservadas, possibilitando o diagnóstico diferencial.

Através do laudo neuropsicológico pode-se estabelecer um programa de reabilitação das funções prejudicadas, utilizando-se de treino cognitivo e o estabelecimento de estratégias compensatórias para que o paciente possa se reorganizar e se readaptar ao cotidiano em seu ambiente.
Em idosos, embora seja esperado o declínio, esta avaliação possibilita identificar se essa perda cognitiva está associada ao envelhecimento ou a algum outro comprometimento neurológico que esteja alterando o funcionamento cognitivo.

Avaliação é solicitada para avaliar queixa de Memória e Linguagem, Transtorno Cognitivo Leve, Acidente Vascular Cerebral, Alzheimer, Demências, Esclerose Múltipla e outras Doenças Neurológicas. O laudo neuropsicológico é composto de informações que verificam o cognitivo e o comportamento de forma global.

A avaliação neuropsicológica também é utilizada para algumas situações de caráter judicial.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, posso te ajudar?